AES Tietê investe R$ 21 milhões em centro de operação em São Paulo

Fonte: Canal Energia

Nova unidade terá datacenter, microrrede inteligente e geração fotovoltaica

centro_operacoes_aes

Neste ano, a AES Tietê irá inaugurar suas novas instalações em Bauru, interior do estado de São Paulo. O local sediará o COGE (Centro de Operação da Geração e Eclusas), que está no município desde 2008 e que passará a contar com um edifício próprio. Ao todo, serão investidos mais de R$ 21 milhões, que também englobam a implantação de um datacenter, sistema de geração solar fotovoltaico e microrrede inteligente.

No COGE, os técnicos da geradora realizam a operação remota de todas as usinas e eclusas da companhia, para garantir a alta disponibilidade dos sistemas. “O foco dessa nova instalação é a inovação. Ofereceremos aos nossos clientes o que há de mais avançado no setor. Lá, utilizaremos nossas próprias soluções em energia, como geração distribuída e microrrede. Tudo isso servirá como uma vitrine dos nossos produtos”, explica Ítalo Freitas, presidente da AES Tietê.

Para suprir o fornecimento de energia da nova unidade, o local contará com 456 placas solar fotovoltaicas, com capacidade de gerar 117 kWp. Todo esse sistema energético será gerido com a tecnologia de microrredes inteligentes. Trata-se de um controlador de integração e coordenação de todas as fontes de energia do edifício, visando redução de custos e eficiência do sistema.

O prédio terá também uma estação de tratamento de efluentes com água de reuso, garantindo um tratamento eficiente econômico de água e esgoto. Somado ao benefício do sistema de geração solar, o ar-condicionado será central e todas as lâmpadas serão de LED, contribuindo ainda mais com eficiência energética no local.

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado