Aplicativo grátis permite que celulares sejam recarregados com energia limpa

Os usuários de telefone celular têm agora a opção de carregar os seus aparelhos usando energia renovável, usando apenas um aplicativo. Chamada de ZIIT, a ferramenta foi lançada recentemente e já está disponível para download grátis.

width=476

O ZIIT monitora a energia utilizada para o carregamento de celulares e adquire CER na mesma quantidade. | Foto: iStock by Getty Images

 

O aplicativo foi desenvolvido pelo Instituto Totum, encarregado da gestão do Programa de Certificação em Energia Renovável criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). A ideia deve ajudar a disseminar e conscientizar a população sobre o uso de energias renováveis.

Ao baixar o aplicativo, o usuário está automaticamente adquirindo Certificados de Energia Renovável (CER) de empresas ou empreendimentos que, comprovadamente, geram energia limpa. Só que quem está adquirindo esses certificados no mercado é o Instituto Totum.

O ZIIT monitora a energia utilizada para o carregamento de celulares e adquire CER na mesma quantidade, em função da escolha da fonte renovável pelo usuário: solar, eólica, biomassa ou hídrica.

O Totum garante que para cada watt-hora (Wh) consumido pelo aparelho celular foi gerado um Wh equivalente de uma das fontes de energia renováveis escolhidos pelo usuário.

“O ZIIT aproxima a geração de energia limpa do consumidor final, despertando seu interesse e incentivando investimentos em energia renovável que, dentre outras vantagens, reduz a emissão de CO2 na atmosfera”, afirma o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes.

Clique aqui para baixar em iOS e Android.

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado