Bahia ganha mais uma usina solar que deve abastecer 108 mil casas

Quando concluída, a nova usina será capaz de gerar mais de 220 GWh por ano.

width=612

A Enel investirá cerca de 110 milhões de dólares na construção da planta. | Foto: iStock by Getty Images

Começou a construção de mais uma usina solar no nordeste brasileiro. A fazenda Horizontes é um projeto da Enel, por meio de sua subsidiária em energias renováveis Enel Green Power Brasil Participações Ltda. (“EGPB”), e está está localizada em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia.

A nova planta terá uma capacidade instalada de 103 MW e, quando concluída, será capaz de gerar mais de 220 GWh por ano, o suficiente para atender às necessidades de consumo de mais de 108 mil residências, evitando a emissão de cerca de 129 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

A Horizonte é de propriedade de uma sociedade de propósito específico (SPE) mantida pela EGPB e deverá entrar em operação no segundo semestre de 2017.

A Enel investirá cerca de 110 milhões de dólares na construção da planta, por meio de recursos próprios do Grupo Enel.

A usina de energia solar será apoiada por contratos de 20 anos de fornecimento de energia, que preveem a venda da energia gerada pela usina para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O projeto foi concedido ao Grupo Enel juntamente com os 158 MW do parque solar Lapa e os 292 MW de Nova Olinda, durante o “Leilão de Reserva”, leilão público que, em agosto de 2015.

O Grupo Enel também está construindo outros dois projetos de energia solar na Bahia: Ituverava (254 MW) e Lapa (158 MW). Horizonte ficará localizado ao lado de Ituverava, o que significa que a EGP será capaz de otimizar recursos tanto na construção como na operação dos dois projetos, que compartilharão a mesma infraestrutura de conexão.

A EGPB possui atualmente uma capacidade instalada total de 546 MW no Brasil, dos quais 401 MW são de energia eólica, 12 MW de energia solar fotovoltaica e 133 MW de energia hídrica. Além disso, a empresa tem 442 MW de projetos de energia eólica, 102 MW de hidrelétrica e 807 MW de energia solar em execução.

Fonte: Ciclovivo.com 

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado