Ciclo de Palestras ABEE - 2014
EVENTO ENERGIA ELETRICA PARA O FUTURO
O evento técnico realizado no ultimo dia 12 contou com a presença do Presidente do CREA , Eng. Nizio Cabral, que esteve presente no inicio do evento, do Presidente da ABEE Nacional, Eng. Olavo Botelho Almeida, além de profissionais e estudantes de Engenharia Elétrica. Foram três palestras que abordaram os seguintes assuntos:
TÉCNICAS DE PROTEÇÃO DE ESTRUTURAS CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS
Ministrada pelo Dr. Helio Eiji Sueta, apresentou sua palestra passando informações com relação as mudanças que estão sendo propostas na NBR. 5419. Foi um tema de grande interesse dos participantes.
Da mesma forma a palestra de “ CERTIFICAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS BT “ ministrada pelo Eng. Paulo Eduardo Q.M. Barreto, também foi igualmente rica em conteúdo, apresentada de forma clara e objetiva. Esclareceu algumas duvidas dos profissionais participantes.
Ao final , a palestra do “ Dr. . Nelson José Hubner Moreira “, ex-ministro de Minas e Energia, causou grande polemica mostrando como os outros países estão se preparando para o futuro no tocante a geração de energia elétrica, e como podemos adaptá-las á realidade brasileira. Concluiu dizendo que os Engenheiros Eletricistas podem e devem contribuir para um resultado positivo, pois nosso país conta com várias soluções sustentáveis poderão ser implantadas.
SOLENIDADE COMEMORATIVA DOS 58 ANOS
Concluidos os trabalhos técnicos teve inicio a solenidade de aniversário. Foram convidados a compor a Mesa a Enga. Elizabete Rodrigues, reresentando do Presidente do CREA o Eng. Nizio Cabral , o Eng. Olavo Botelho Almeida, Presidente da ABEE Nacional, e o Dr. Nelson Hubner Moreira. A comemoração iniciou-se com o pronunciamento do Presidente da ABEE-SP, Eng. Carlos Costa Neto, que publicamos na íntegra:
“SENHORAS E SENHORES, AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS.
É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE RECEBEMOS A TODOS NESTE EVENTO TÉCNICO EM QUE APROVEITAMOS PARA COMEMORAR OS 58 ANOS DE NOSSA ASSOCIAÇÃO,NASCIDA EXATAMENTE NO DIA 12 DE SETEMBRO DE 1956, NO 8º ANDAR DO PALACIO MAUA, SEDE DO INSTITUTO DE ENGENHARIA , PELOS ENGENHEIROS EDUARDO AFONSO VAZ, MALCOLM ROY SCOT, NA ÉPOCA PRESIDENTE DO CREA DE SÃO PAULO, ENG.
ELIO DE CAIRES E OUTROS 41 PROFISSIONAIS, ELEGERAM O PRIMEIRO PRESIDENTE DA ABEE-SP ´, O ENGENHEIRO ELETRICISTA JOSÉ AFLALO FILHO. EÁ PARTIR DE ENTÃO TORNOU-SE UMA INSTITUIÇÃO FORTE E MOTIVO DE MUITO ORGULHO DE TODOS OS PROFISSIONAIS TRAÇANDO UMA TRAJETÓRIA GLORIOSA.
ASSIM COMO VÁRIAS ASSOCIAÇÕES PASSOU POR VÁRIAS TURBULENCIAS, E HOJE RESSURGE COMO A FENIX , UM PASSARO LENDARIO DA MITOLOGIA GREGA, QUE MORRIA , MAS DEPOIS DE ALGUM TEMPO RENASCIA DAS PROPRIAS CINZAS.
FOI COM GRANDE SENSO DE RESPONSABILIDADEQUE ASSUMI A PRESIDENCIA DA ABEE SÃO PAULO, COM A DETERMINAÇÃO E FORÇA DE UMA FENIX, PORQUE ACREDITO QUE QUANDO ASSUMIMOS UM CARGO EXECUTIVO EM UMA ASSOCIAÇÃO TEMOS QUE BUSCAR O BEM COMUM, E NÃO NOSSOS INTERESSES PESSOAIS. E É DESTA FORMA QUE ESTOUDIRECIONANDO MEU TRABALHO, FOCANDO NA MELHORIA E DESENVOLVIMENTO DA ABEE-SP , ABRINDO AS PORTAS NÃO SOMENTE A TODOS OS PROFISSIONAIS MESTRES E COLEGAS EXPERIENTES DE NOSSA ÁREA, COMO TAMBÉM PARA OS ESTUDANTES, QUE SERÃO OS PROFISSIONAIS DE AMANHÃ, E QUEM SABE FUTUROS DIRETORES DA ABEE-SP, QUE PRECISARÃO ESTAR BEM PREPARADOS PARA ENFRENTAR ESTE MERCADO DE TRABALHO CADA VEZ MAIS COMPETITIVO.
QUE PERSPECTIVA TERÃO AS NOVAS GERAÇÕES NESTE CENÁRIO DE CORRUPÇÃO, DESMANDO E IMPUNIDADE.
É HORA DE NOS UNIRMOS EM PROL DE UMA ASSOCIAÇÃO QUE RECUPERE DE FORMA EFETIVA SUA FORÇA E CREDIBILIDADE , CONTO COM TODOS OS COLEGAS PARA ISSO.
OBRIGADO “
O Eng. Olavo Botelho Almeida, Presidente da ABEE Nacional ,em seu pronunciamento comentou que a ABEE São Paulo, está em uma boa posição, diante das demais do país.
A Eng. Elizabete Rodrigues, representante do Presidente do CREA , Nizio Cabral , disse que a gestão de associações de classe requer que ao planejar pensemos no coletivo visando o interesse de todos.
Em seguida passou-se a homenagem aos Engenheiros que se destacaram na ABEE, realizada pelos atuais Diretores que lhes entregaram um Certificado de Honra ao Mérito e um relógio feito especialmente para a ocasião.
O Diretor de Planejamento da ABEE, Antonio Carlos Mori, entregou o Certificado de Honra ao Mérito ao Eng. Arnaldo Osse Filho, que representou o pai adoentado.
O Eng. Arnaldo Augusto Salomon Tassinari, foi homenageado pelo Eng. Carlos Costa Neto, Presidente da ABEE –SP.
O Eng. Auro Doyle , Vice-Presidente da ABEE-SP homenageou o Eng. Duilio Moreira Leite .
E a Eng. Elizabete Rodrigues entregou o Certificado de Honra ao Mérito ao Eng. Arnaldo Pereira da Silva.
Da esquerda para a direita , o Eng. Arnaldo Augusto Salomon Tassinari , o Eng. Arnaldo Pereira da Silva, o Presidente da ABEE Eng. Carlos Costa Neto, O Eng. Arnaldo Osse Filho, que representou o pai adoentado, e o Eng. Duilio Pereira Leite.
Em seu pronunciamento o Eng. Arnaldo Pereira da Silva lembrou que a Associação passou por momentos difíceis, mas tem sobrevivido graças a dedicação de seus dirigentes. Comentou ainda que indicaram o Eng. Carlos Costa Neto, por acreditarem que ele teria a força e determinação necessária para conduzi-la.