Crea-SP entra na era da certificação digital

O Crea-SP já está utilizando o serviço de certificação digital, uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do usuário, garantindo validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

O Presidente do Crea-SP, Engenheiro Francisco Kurimori, foi o primeiro a testar o novo serviço e já está utilizando sua identidade digital. No último dia 20, Kurimori assinou digitalmente 96 decisões plenárias, utilizando a nova carteirinha do Conselho, com assinatura digital contida no chip.

width=571

 

O parceiro do Conselho para o fornecimento desse serviço é a Imprensa Oficial, que oferece essa tecnologia desde 2001, quando iniciou a digitalização das edições do Diário Oficial publicadas desde o final do século XIX.

Com o passar do tempo, a Imprensa Oficial especializou-se no atendimento a autarquias, entidades de classe e órgãos governamentais, como o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e o Detran. Desde 2012, a certificadora utiliza a tecnologia V2, que aumenta a segurança do certificado digital, com a utilização de padrões de criptografia mais avançados.

Ao contratar o serviço, o profissional recebe o cartão inteligente, token e leitora de cartão para conectá-lo a um computador.

A nova Carteira de Identidade Profissional dos Creas já possui tecnologia que permite a adesão à certificação digital.

Em breve, o Crea-SP irá se tornar um certificador digital, oferecendo esse serviço a todos os cidadãos com validade por até três anos.

Os certificados digitais também serão peças-chave no trabalho de informatização dos processos dos Colegiados: cada Conselheiro terá sua própria certificação digital para utilizar o novo sistema.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCO/SUPCEV

Colaboração: Gustavo Fernandez (foto)

Fonte: http://www.creasp.org.br/noticia/institucional/2016/07/26/crea-sp-entra-na-era-da-certificacao-digital/2173 

 

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado