Explosão e incêndio na Vale Fertilizantes em Cubatão

Crea-SP checa documentação da empresa e profissionais

/
Na manhã de sexta-feira (06/01) o Eng. Químico André Ramos Barbosa, da área de Processo (Nitrogenados/Amônia) da Unidade 2 da Vale Fertilizantes em Cubatão, recebeu a equipe de Fiscalização do Crea-SP

Na manhã de 6 de janeiro uma equipe de Agentes Fiscais do Crea-SP na Baixada Santista, sob a coordenação do Eng. Estêvão Takemura, da Superintendência de Fiscalização, em São Paulo, deu início à verificação de documentos da empresa Vale Fertilizantes, instalada no polo petroquímico de Cubatão, onde, na manhã anterior, aconteceu um grave acidente (sem vítimas) com explosão e incêndio de uma correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amônio em sua Unidade 2. A diligência do Crea-SP, inicialmente em caráter administrativo, visa à checagem da documentação tanto da empresa, como dos profissionais que atuam naquela unidade, para verificação de registros e responsabilidade técnica nas atividades operacionais, de manutenção e de segurança do trabalho.

/
O incêndio na correia transportadora de nitrato de amônio foi debelado no mesmo dia da ocorrência


No mesmo dia do acidente a Vale Fertilizantes informou, em nota oficial, que, seguindo suas diretrizes de segurança, procedeu à evacuação imediata do local e a paralisação da produção daquela unidade e das empresas vizinhas. “O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) de Cubatão também foi acionado. A Defesa Civil auxiliou as equipes a orientar a comunidade da Mantiqueira, nas proximidades da unidade, a evacuar o local de forma preventiva”, informou a empresa, declarando que “dois bombeiros passaram mal durante o combate ao incêndio, que não atingiu outras unidades, mas foram prontamente atendidos e passam bem”.

/
Na sexta-feira pela manhã, por medida de segurança, os Bombeiros ainda trabalhavam no resfriamento das áreas atingidas


A empresa também informou que a emissão dos gases gerados durante a queima do nitrato foi contida no mesmo dia. “A fumaça gerada, de cor laranja avermelhada e tóxica, foi dissipada na atmosfera. Se respirada em grandes concentrações, pode causar irritação do nariz e do trato respiratório superior, além de tosse e dor de garganta”.

A Vale Fertilizantes está trabalhando com o Corpo de Bombeiros e autoridades locais na apuração dos fatos e eventuais danos ambientais, declarando que “não medirá esforços para minimizar os efeitos deste incidente para a população”.

/
Na foto acima, a correia transportadora antes da remoção da parte destruída


Num primeiro momento a equipe do Crea-SP pode constatar que o bom nível de treinamento e conhecimento dos profissionais da Vale Fertilizantes no combate a emergências e o apoio dos Planos de Auxílio Mútuo da região foram essenciais para que a situação fosse controlada rapidamente.

Segundo o Eng. Químico e de Segurança do Trabalho Caio Vinicius Naizke, que coordena as atividades de segurança nas três unidades da Vale em Cubatão, a empresa deverá entregar ao Crea-SP a documentação solicitada durante a diligência dentro do prazo estipualdo e, ao cabo das investigações técnicas, um relato mais detalhado dos acontecimentos.

/
Acima, Eng. Estêvão, da Fiscalização do Crea-SP, levantando informações sobre responsabilidades técnicas e as documentações de profissionais e terceirizadas da Vale Fertilizantes 

/
Da esquerda para a direita, Engª Química Erica Mayumi Hasegawa, responsável técnica da área de Nitrogenados da empresa; Agente Fiscal José Roberto, da UGI Santos do Crea-SP; Eng. Estêvão Massumi Takemura, da Superintendência de Fiscalização do Crea-SP; Agente Fiscal Antônio Abelha, da UGI Santos do Crea-SP; Eng. Quîmico e de Segurança do Trabalho Caio Vinicius Naizke, responsável pelas atividades de Segurança nas três unidades da Vale em Cubatão; e Eng. Químico André Ramos Barbosa, da área de Processo

/
Acima, o Eng. Caio assinando a notificação à empresa emitida pelo Crea-SP

Fonte: http://www.creasp.org.br/noticia/fiscalizacao/2017/01/09/explosao-e-incendio-na-vale-fertilizantes-em-cubatao/2326 

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado