INTERTRAVAMENTO - NORMAS VIGENTES

Buscando  atender  o interesse  dos profissionais da Engenharia Elétrica, divulgamos  a  seguir algumas normas relativas a obrigatoriedade da  utilização de dispositivos intertravamento, que garantem a segurança das  instalações  elétricas. Caso  haja  interesse dos profissionais  poderemos  oferecer  cursos  que  possam  elucidar  este assunto . 
 

  NORMAS  BRASILEIRAS   

MTE NR-12

Na área de Legislação temos a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que menciona que os dispositivos de intertravamento com bloqueio associados às proteções móveis das máquinas e equipamentos devem permitir a operação somente enquanto a proteção estiver fechada e bloqueada, manter a proteção fechada e bloqueada até que tenha sido eliminado o risco de lesão devido às funções perigosas da máquina ou do equipamento e garantir que o fechamento e bloqueio da proteção por si só não possa dar início às funções perigosas da máquina ou do equipamento.

Também temos varias Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) mencionando Travamentos e Intertravamentos Mecânicos na área de maquinas e equipamentos.

MTE NR-10

Na área de Legislação temos a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que menciona em muitas partes do seu texto a possibilidade do uso de intertravamentos, para garantir a não energização de um circuito. Além de comentar o travamento para impedir, por meios mecânicos, que um dispositivo de manobra fixo numa determinada posição, realize uma operação não autorizada.

Dentro da NR-10, existem comentários também sobre instalações elétricas desenergizadas, nas quais somente poderão ser consideradas tais, as instalações elétricas liberadas para trabalho, mediante os procedimentos apropriados, entre eles o impedimento da reenergização obtida pelo uso dos travamentos e intertravamentos.

Também temos varias Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) mencionando Travamentos e Intertravamentos Mecânicos na área Elétrica.

 

NORMAS AMERICANAS

 

OSHA 29 CFR 1910.333

 

Estabelece requisitos para proteger os empregados que trabalham em circuitos e equipamentos elétricos.

“Esta seção requer que os trabalhadores adotem práticas seguras de trabalho, incluindo os procedimentos de bloqueio e etiquetagem... expostos ao risco elétrico.”

 

ANSI/ASSE Z244.1-2003

 

A norma revisada de Bloqueio/Etiquetagem (LO/TO), define um programa de segurança abrangente... Comutadores com sistema de intertravamento, usando chave com segredo ou chave presa, garantem a realização de uma sequência predeterminada de eventos.

 

ANSI/RIA R15.06

 

Prevê disposições do controle alternativo de energia perigosa com aplicações de robótica no âmbito dos requisitos de segurança dos sistemas de robótica industrial.

 

OSHA 29 CFR 1910

 

A segurança do processo é substancialmente diferente da segurança da máquina... a segurança do processo está relacionada com a segurança da máquina e também dos processos industriais durante os períodos de serviço e manutenção.          

 

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado