Suécia testa ônibus elétrico que é carregado por wi-fi

Veículo pode levar de 20 a 30 segundos para ser carregado durante o trajeto nos pontos indicados

onibus_eletrico

De acordo com um estudo internacional realizado pela Rede C40 – Grupo de Grandes Cidades para Liderança Climática em parceria com a CCI – Clinton Climate Iniciative, da Fundação Clinton, e apoio financeiro do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, os ônibus elétricos são economicamente mais vantajosos ao meio ambiente e reduzem significativamente ou mesmo anulam a emissão de gases poluentes, trazendo muito mais qualidade e expectativa de vida para a população de todo o mundo.

A Suécia resolveu entrar nessa onda sustentável e desenvolveu o primeiro ônibus elétrico sem fio que pode ser recarregado em poucos minutos, utilizando energia comprada de fontes renováveis. O veículo que foi criado pela Scania, em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, está sendo testado e poderá ser carregado via wi-fi em apenas sete minutos.

A recarga do ônibus poderá ser feita durante as paradas para pegar os passageiros e de acordo com os criadores, uma carga completa vai permitir que o veículo finalize sua rota. Essa tecnologia de recarga rápida é o ideal para tornar possível o uso de veículos elétricos no transporte público coletivo.

O ônibus sustentável possui baterias e captadores de energia que ficam instalados embaixo de sua estrutura, para que assim que ele estacionar para fazer uma parada, a recarga seja feita através de indução, sem precisar de nenhum equipamento ou a ajuda de algum funcionário.
Projeto incentiva uso de transportes menos poluentes

Para a realização dos testes, foram necessárias que marcações fossem feitas mostrando os locais exatos onde o ônibus precisa estacionar para realizar a recarga. Desta forma, o motorista só precisará respeitar as marcações e esperar para que a energia seja transferida.

Mesmo a recarga sendo feita de forma rápida, para que o veículo consiga percorrer a rota completa, é necessário que a bateria seja recarregada durante a noite. Assim, as pequenas recargas feitas durante as paradas manterão o funcionamento durante o resto do dia. Os desenvolvedores do projeto ainda estudam a possibilidade de incluir outros pequenos pontos durante o trajeto de recarga de 20 a 30 segundos, e ainda possivelmente, instalar nas vias equipamentos com sistemas que recarregam os veículos sem que seja preciso estacionar.

Stefan Löfven, primeiro-ministro da Suécia, disse em entrevista ao site News From Vattenfall: “Este projeto de ônibus elétrico único é um exemplo de como a Suécia pode liderar o caminho na transição para o transporte sustentável e no campo das exportações de produtos e soluções para o transporte sustentável.”

O projeto faz parte do plano do país para alcançar o objetivo de fazer com que todos os veículos rodem sem o uso de combustíveis fósseis até 2030, com o intuito de reduzir os impactos causados pelos gases emitidos por esses veículos.

Fonte: Pensamento Verde

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado