Transformador ABB é entregue no Chile pelo maior cargueiro do mundo, o Antonov

O equipamento, desenvolvido em menos de quatro meses, é o mais pesado transformador a ser transportado em um avião. Tem 155 toneladas, o equivalente a 135 carros médios empilhados. Com o frame chega a 180 toneladas e é o maior já carregado pelo Antonov nas Américas.

width=508

A ABB, empresa global líder em tecnologias de energia e automação, está envolvida em uma das maiores operações logísticas do setor para produzir e entregar um transformador trifásico (335MVA – 230kV). O montante de energia transmitido por este transformador a plena carga é o suficiente para alimentar 65 mil domicílios. 

É a primeira vez que um transformador trifásico, com esta potência, é produzido em menos de quatro meses. O desenvolvimento e a execução, realizado 100% pela fábrica de Guarulhos da ABB, atenderam às especificações do transporte, o Antonov (An-225 Mriya), maior avião cargueiro do mundo. Estamos orgulhosos pela confiança a nós depositada para realização deste projeto, que irá permitir em tempo recorde a entrega de um transformador com capacidade de transmitir a plena carga, energia suficiente para alimentar uma cidade com 200 mil habitantes, disse Mauricio Mazuela, gerente da Divisão Power Grids da ABB no Chile. 

O peso do equipamento para transporte é de 155 toneladas, o que equivale a 135 carros médios empilhados. O transformador montado, com todos os seus acessórios, chega a pesar 250 toneladas. Neste projeto, o tanque precisou ser adaptado, com criação de pontos específicos de ancoragem para permitir a correta fixação dentro da aeronave. Além disso, o design do equipamento levou em consideração as forças características do transporte aéreo.

Os desafios do projeto eram construir um equipamento com dimensões que coubessem na cabine do avião, níveis de aceleração e desaceleração para voo, interação com a estrutura de distribuição de carga ao longo do piso do avião (frame, no qual o transformador será fixado, que servirá ainda para distribuir melhor o peso do equipamento por toda a extensão do cargueiro).

“Fomos escolhidos pela confiança de que a ABB seria capaz de seguir especificações complexas com a agilidade necessária. O resultado é a entrega antes do prazo acordado. O fato de termos fábrica em Guarulhos contribui bastante com a logística, já que o transporte parte do aeroporto internacional”, explica José Paiva, VP de desenvolvimento de negócios e relações institucionais da ABB no Brasil. “Estamos certos de que este ser um case global para todo o setor”, reforça Paiva.

Sobre a ABB

A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é líder pioneira de tecnologia em produtos para eletrificação, robótica e motion, automação industrial e power grids, servindo clientes industriais, concessionárias, transporte e infraestrutura de forma global. Por mais de quatro décadas, a ABB tem escrito o futuro da digitalização industrial. Com mais de 70 milhões de aparelhos conectados por meio de sua base instalada de mais de 70.000 sistemas de controle através de todos os segmentos de clientes, a ABB está posicionada de forma ideal para se beneficiar da Quarta Revolução Industrial e de Energia. Com um patrimônio de mais de 130 anos, a ABB opera em mais de 100 países com cerca de 135.000 funcionários. 

Fonte: www.abb.com.br

Conveniados

/  ResultadoResultado  /Resultado