Por Aureovaldo Barros Junior*
Nem sempre é fácil conversarmos sobre riscos elétricos ou acidentes do trabalho por ser uma matéria extensa, com várias vertentes de proteção e ações protetivas e ao mesmo tempo displicência no assunto.
Vamos falar de forma correta e adequada envolvendo os principais aspectos relativos ao assunto.
Vamos começar a definir os conceitos: risco, choque elétrico e acidente, bem como, o que é um ambiente de trabalho.
Risco – Possibilidade de perigo que ameaça as pessoas sobre a perda ou dano, algo de valor que pode ser material ou a vida.
Possibilidade de prejuízo e/ou insucesso em determinado empreendimento, projeto, equipamentos etc. em razão de acontecimentos incertos, que independe da vontade dos envolvidos.
Choque elétrico – a impressão causada por uma descarga elétrica em contato com o corpo humano.
Acidente – o que é causal, furtuito, imprevisto.
Acontecimento infausto que envolve dano, estrago, sofrimento, morte, desastre ou desgraça.
Trabalho – exercício de atividade humana, manual ou intelectual, produtiva. O trabalho pode ser remunerado, no caso profissional, ou doméstico, no lar.
Bem, agora com os termos definidos podemos entrar no assunto.
Primeiramente, quando falamos sobre riscos elétricos o que vem imediatamente à mente é um choque elétrico, lógico, todos conhecem observando ou até já teve um choque elétrico na sua vida.
Choques elétricos são acidentes que todos que trabalham ou usam a eletricidade podem ter, mas também devem ser facilmente evitados com medidas simples de segurança, postura e atitudes, isso requer certo conhecimento técnico.
Medidas de segurança ajudam na redução do risco de um choque elétrico, seja no trabalho, em casa ou por incrível que pareça até na rua.
Para entendermos o processo do acontecimento do choque elétrico temos de saber que o corpo humano é também um condutor de eletricidade.
Nosso corpo é constituído de mais de 60% de água, (sais minerais, ácidos, aminoácidos etc., logo, um condutor.
Ao contato com a eletricidade, uma corrente elétrica vai surgir e teremos vários tipos de consequência, como atividade muscular involuntária, queimaduras, parada cardiorrespiratória, podendo ir até a óbito.
Vamos definir tipos de choques elétricos:
Um pensamento em “Riscos elétricos e acidentes no ambiente de trabalho”
Faltou definir perigo, para diferenciar de risco.
Poderia ser complementado com o item Observância do Risco.
No mais, parabéns.